FIPEDs (EDIÇÃO NACIONAL e INTERNACIONAL)


DA PROMOÇÃO DOS FIPEDs:


       A AINPGP ao longo de seus quatro anos de existência tem objetivado promover o Fórum Internacional de Pedagogia que tem como missão de ser um espaço de promoção e fortalecimento da pesquisa na graduação, possibilitando a divulgação de trabalhos de pesquisa produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins, de reflexão sobre políticas para a pesquisa, de divulgação e discussão de experiências de pesquisas realizadas em articulação com o ensino e com a extensão na graduação, em quaisquer disciplinas.
       Desde sua criação, o FIPED  nasceu com a intenção de percorrer diversas Universidades do país e do mundo, além de buscar o apoio financeiro de vários órgãos de fomento, a exemplo da CAPES, FAPERN, BNB/BNDES, Pró-Reitorias e Órgãos internos da instituição que sedia o evento, além de outras formas de apoio. Evidencia-se, portanto, o mérito do Fórum na tomada de consciência da importância da pesquisa na graduação, ao mesmo tempo em que se institucionalizam as práticas de pesquisas na graduação em Pedagogia, por parte de muitos professores.

DA IMPORTÂNCIA E DIFERENCIAL DO FIPED:

        A importância conferida ao FIPED vem sendo atribuída, dentre outros aspectos, ao fato de ser este um dos únicos e exclusivos espaços existentes de apresentação, por parte dos graduandos, de suas produções de forma autônoma, uma vez que, tradicionalmente, os alunos que participam de congressos estão vinculados ao trabalho de um professor, seja por bolsa de Iniciação Científica, seja como auxiliar de pesquisa em projeto de pesquisa ou extensão. O Fórum de Pedagogia é um espaço privilegiado para a divulgação e a discussão da pesquisa na graduação, destacando exclusivamente trabalhos de graduandos, na apresentação de comunicações em GTs, palestras e oficinas. Além disso, o fato de haver um evento específico para os alunos estimula a produção de novos projetos. 


DO HISTÓRICO DOS EVENTOS:
  
Secções Nacionais:

1ª edição FIPED_Brasil (2008): 27 a 28 denovembro de 2008  no Auditório do Campus Avançado Profa. Maria Eliza de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, contou 1.345 inscritos, sob a coordenação da Profª Drª Maria Lúcia Pessoa Sampaio e da Estudantes Kaíza Alencar de Oliveira e Genaína Sátiro. Mais  informações: wwwfipedpedagogia.

2ª Edição do FIPED_Brasil (2009): 25 a 27 de novembro de 2009 na Universidade Estadual da Paraíba - Campus de Campina Grande , sob a coordenação dos alunos e da professora Drª Cristiane Nepomuceno contou com mais de dois mil participantes . Mais  informações: http://www.forumdepedagogia.com.

3ª Edição do FIPED_Brasil (2010/2011):  10 a 13 de novembro de 2010, ocorreu na Universidade Estadual do Ceará, Campus Quixadá, liderado por alunos e o Prof, Dr. Jorge Alberto Rodriguez, nos dias  em torno de dois mil participantes, sendo 1.584 estudantes de graduação, foco e prioridade deste evento e professores convidados da Universidade Nacional de El Salvador, contou com o apoio da CAPES.
Mais  informações: http://www.uece.br/eventos/3fiped/. 


4ª Edição FIPED_Brasil (2012): 27 a 29 de junho de 2012, na Universidade Federal do Piauí, Campus de Parnaíba, com apoio da CAPES foram reunidas mais de duas mil pessoas, sob a coordenação da Profª Tânia Serra Azul Machado Bezerra. Mais  informações: http://www.fipedbrasil.com.br. 

5ª Edição FIPED_Brasil (2013): 27 a 29 de junho de 2013 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no Campus de Vitória da Conquista será sede de mais uma edição do FIPED, sob a coordenação do Prof. Dr. Benedito Eugênio e equipe de docentes e discentes do Departamento de Educação. Sob o tema: "PESQUISA NA GRADUAÇÃO: JUSTIÇA SOCIAL, DIVERSIDADE E EMANCIPAÇÃO HUMANA", com convidados de Portugal (Profa Dra Manuela Esteves - Univ. de Lisboa), Dra Zoila Suyapa Padila (Univ. pedagógica nacional de Honfuras),  Dndo Dinis Kebanquilako (Instituto Superior de Ciências de Educação - Angola - África), Dr. Pedro Francisco González (Universidade de Açores, Portugal)  e Dr. Luis Miguel Dias Caetano - Portugal). Mais informações: http://www.fipedbrasil.com.br/fiped2013/programacao.pdf.


6ª Edição_ FIPED Santa Maria (2014):  30 de julho a 01 de agosto de 2014 na cidade de Santa Maria - RS/Brasil, sob o tema  "PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO", sob a Coordenação do Prof. Dr. MARCELO PUSTILNIK DE ALMEIDA VIEIRA. Mais informações: http://www.fipedbrasil.com.br/fiped2014/.

7ª Edição_ FIPED Parintins/AM (2015):  11 a 13 de novembro de 2015 - Parintins - AM, sob  o tema: "A Pesquisa na Graduação: Dialogicidade, Autonomia e Formação de Professores". Mais informações: http://www.fipedbrasil.com.br/fiped2015/.

8ª Edição_ FIPED Imperatiz/MA (2016): 09 a 12 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com várias IES Tocantinas. Mais informações: http://www.fipedbrasil.com.br.

9a Edição - FIPED ABAETUBA/PA (2017) nos dias 08 a 11 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Pará:  http://www.ixfiped.com.br/sobre.html 

10o FIPED - FIPED PAU DOS FERROS (2018) de 27 a 30 de novembro de 2018.


Secções Internacionais:

2ª Edição FIPED_Portugal (2009): 21 a 23 de abril de 2009 na Universidade de Açores, Portugal, sob a coordenação de estudantes e dos professores Dr. Pedro Francisco González e Dr. Manuel Salvador de Lima, envolvendo diferentes Departamentos. Mais  informações: http://fiped.wordpress.com.

3ª Edição FIPED_Costa Rica (2010):  27 a 29 de outubro de 2010 na Universidade Nacional de Costa Rica, sob coordenação dos alunos e das professora Xínia Salmerón Alpizar e Giesele León (http://www.cideeducologia.una.ac.cr/);
    
4ª Edição FIPED_México (2011):  21 a 25 de novembro /2011, na Universidade Autônoma do México (UNAM), Campus de Acatlán,  sob a coordenação do Comitê formado pela professoras Laura Tovar, Lilia Villalobos, Monica Ortíz e Guadalupe Garcia, dentre outros docentes e estudantes como Adriana González e Francisco Javier, tendo como diferencial uma parte virtual e outra presencial. Mais informações: http://www.acatlan.unam.mx/noticias/3125/;

5ª Edição FIPED_Honduras (2013): Em novembro 2013 na Universidad Pedagógica Nacional FRANCISCO MORAZÁN/Honduras.

6ª Edição FIPED_Portugal (2014) - 04 a 05 de abril de 2014, na  Universidade dos Açores, campus de Angra do Heroísmo.


7ª Edição FIPED - Cabo Verde/África (2015): De  27 de abril a 30 de abril de 2015 a Universidade de Santiago, na ciada de Assomada. Mais informações: https://www.facebook.com/fipedUS/




DOS FIPEDs Nacional em PORTUGAL:


1ª Edição FIPED_Portugal (2009): 21 a 23 de abril de 2009 na Universidade de Açores, Portugal, sob a coordenação de estudantes e dos professores Dr. Pedro Francisco González e Dr. Manuel Salvador de Lima, envolvendo diferentes Departamentos (http://fiped.wordpress.com/);

         
2ª Edição FIPED_Portugal (2012): 13 e 14 de abril de 2012 estudantes e docentes dos Departamentos de Ciências da Educação, de Ciências Agrárias e da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo organizaram o II Fórum Internacional de Pedagogia “Investigar é Conhecer” (FIPED – Portugal II) (http://fiped.co.cc/); 

3ª Edição FIPED_Portugal (2013): 12 e 13 de abril de 2013 será realizada uma terceira edição do Fórum em Angra do Heroísmo em Açores/Portugal, sob o tema "Investigar é inovar" http://www.fiped.pt/p/fiped-iii.html.

4ª Edição FIPED -  Portugal (2014):  04 a 05 de abril de 2014, na Universidade dos Açores, campus de Angra do Heroísmo, sob o tema "Desperta o investigador que há em ti". Mais informações: http://www.fiped.pt/p/fiped.html.

5ª Edição FIPED - Portugal (2015): 15 a 17 de abril de 2015, na Universidade de Açores/Portugal, sob o tema "Á descoberta da investigação". Mais informações: http://www.fiped.pt/p/fiped-v.html.

6ª Edição FIPED - Portugal (2016): 29 de março a 02 de abril de 2016, sob o tema "Ciência e qualidade de vida: investigar para quê"?