Grupos de Trabalho

_________________________________________________________________

GRUPOS DE TRABALHO
Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos eixos temáticos relacionados abaixo:
GTs
TITULO DOS GTs
COMPONENTES
01
GT: PESQUISAS EM ANCESTRALIDADE, AFRICANIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

EMENTA:

O GT objetiva evidenciar a cosmovisão africana destacando conceitos de educação, ancestralidade, interculturalidade, diáspora, política, migrações, desenvolvimento, sexualidades, corpo, religiosidade, saúde/doenças, dentre outros.
Profa Cristiane Nepomuceno (UEPB)
Profa Dra Kássia Mota de Sousa (UFCG)
Discente Maria Daiana Lopes da Silva
02
GT: PESQUISAS EM ARTE E EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)
EMENTA:
O GT pretende debater sobre práticas transdisciplinares e interdisciplinares na arte-educação; Ensino de arte no Brasil e perspectivas para a educação. Práticas escolares, formação de professores, arte e educação; arte-educação no Ensino Fundamental e Educação Infantil; Processos de criação e expansão através da integralização das linguagens: artes plásticas, música, teatro e dança; Pesquisas sobre PCNs, BNCC e Propostas Curriculares para o ensino da arte; Relatos de experiências sobre arte-educação em espaços escolares e não escolares.
Profa Dra Inambê Sales Fontenele  (FLATED)
Discente Rafaela Rofrigues (UERN)
03
GT: PESQUISAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EMENTA:

A proposta visa a disseminar o conhecimento resultante dos estudos e pesquisas realizadas em  avaliação, para tanto os trabalhos devem contemplar estudos sobre a avaliação em diversas nuances: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional; avaliação integrada de políticas públicas definidas para a educação que relacionem a importância da prática da pesquisa para a formação docente; avaliação dos impactos das avaliações em larga escala sobre os sistemas de ensino, assim como pesquisas sobre planejamento, execução e avaliação de políticas educacionais para uma educação e uma pedagogia não discriminatória.
Profa. Dnda Antônia Bruna da Silva
Discente Marciel Carlos de Sousa
04
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS e DIREITOS HUMANOS

EMENTA:

O GT pretende aglutinar trabalhos que versem sobre a educação campesina  e Movimentos Sociais, sua luta política, empoderamento e resistência frente as contradições materiais de produção da existência. Debater questões que englobem: luta de classes; marxismo, anarquismo, sindicalismo, partidos políticos, experiências educativas (formal e informal), educação popular, educação do campo, MST, Feminismo, Indígenas, Negros, LGBTT, Habitação, Saúde, Ambiental, Estudantil, entre outros.
Profa. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos (UERN)
Prof. Dr. Virgílio Nascimento – (UFMA)
Discente Alany Rafaelly Gomes da Silva (UERN)
05
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E ESTUDOS DO DISCURSO

EMENTA:

Aceite trabalhos, na perspectiva interdisciplinar e com o uso de vários modelos de métodos teóricos,  na interface entre a Educação e as várias formas dos Estudos do Discurso.
Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos (UERN) 
Prof. Dr. Antonio Pereira Júnior (UERN)
José Francisca das Chagas (PPGL-UERN)
Discente Ma. Fabiana Silva
06
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA 

EMENTA:

Objetiva-se, com a presente proposta, debater aspectos conceituais, epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que subjazem à inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência, como: projeto compartilhado, currículo adaptado, organização flexível, barreiras atitudinais e/ou inclusivas na comunidade educacional e formação docente. Desse modo, ao selecionar relatos de experiências, artigos e ensaios acadêmicos, resultantes de pesquisas na graduação ou pós-graduação, que contenham em seus corpus questões inerentes às bases e práticas escolares de orientação inclusiva, busca-se, principalmente, refletir, evidenciar e problematizar experiências e ações que estão contribuindo para um ensino para Todos, e que são propagadoras de novas possibilidades educacionais.
Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa (UFC)
Profa. Dnda. Disneylândia Maria Ribeiro (UERN)
Profa Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (Ed. Básica)
Discente Amanda Rodrigues Gomes Lacerda 
07
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL 

EMENTA:

A criança e a construção social da infância. Políticas de atendimento à infância no Brasil. A Educação Infantil no contexto histórico. Políticas públicas para a Educação Infantil. A Educação Infantil e os Campos de Experiência na BNCC. As culturas infantis e a Pedagogia da Infância. A criança e suas múltiplas linguagens. O currículo e a ação pedagógica na Educação Infantil. A organização dos espaços/tempos da Educação Infantil. Professoras e professores da Educação Infantil: formação, identidade e profissionalização.

Profa Dra Maria da Conceição Costa (UERN)
Profa Dra Soraya Maria Barros de Almeida Brandão (UEPB)
Prof. Esp. Francisco Reginaldo Linhares (Ed. Básica)
Discente Maria Eliza Rocha Silva (UERN)
Discente Luana Karolinne Martins de Araújo
08
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PARA A DIVERSIDADE E OS DIREITOS HUMANOS

EMENTA:

O GT pretende reunir pesquisas e relatos de experiências sobre: a educação voltada aos direitos humanos tanto no âmbito formal como não formal; educação e direitos humanos no currículo escolar; práticas escolares para a igualdade e a dignidade humana; A escola como espaço de emancipação e diálogo intercultural com as diferenças; A cidadania apoiada na igualdade entre os sujeitos e na participação/formação plena dos indivíduos; educação, desigualdades sociais e direitos humanos; classes sociais, escola e direito pleno à cidadania.
Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Batista (UFERSA)
Prof. Dr. Alexandre Martins Joca (UFCG)
Discente Laiara Sousa Campelo (UFERSA)
09
GT: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E TECNOLOGIAS

EMENTA:

Pesquisas, experiências e reflexões teóricas enquanto conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos integrados ao desenvolvimento do sistema educacional com foco na formação de professores, profissionais da saúde e pesquisadores crítico-reflexivos. O ensino em saúde e as novas tecnologias. Softwares educacionais. Aplicativos com foco no ensino e aprendizagem em saúde.
Profa Dra  Diana Paula de S. Rêgo Pinto Carvalho
Discente Ana Luíza Nunes Bezerra (UERN)
10
GT: PESQUISAS EM MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE

EMENTA:

Memória social e o processo de construção das identidades sociais no sentido de (re) contar experiências passadas. Memória, identidade e/ou espaço articulados com as diversas formas de manifestações culturais. 
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza (UERN)
Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN)
Profa. Dnda. Iandra Fernandes Pereira Caldas (UERN) 
Discente Claudia Magna Pessoa (UERN)

11
GT: PESQUISA EM ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA 

EMENTA:

Reúne pesquisas que abrangem os processos do ensino e da aprendizagem nos DOMÍNIOS da práxisda ética educacional para a formação cidadã nos espaços escolares e não escolares. Tem como eixos epistêmicos: Ética na educação; Ética profissional; Ética no ensino; Ética na formação do pedagogo; O ensino para a educação de valores; Ética na formação (inicial, continuada, etc.); Ética na formação emocional do educador, dentre outros núcleos temáticos que envolvam a ética na esfera dos domínios apresentados.

Profa. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo (UERN)
Discente João Filho de Queiros
Discente José Mário de Souza
12
GT: PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS  

EMENTA: O GT destina-se a trabalhos teóricos e empíricos que versem sobre o ensino de ciências exatas e naturais suas tecnologias em seus contextos e práticas. Os trabalhos a serem apresentados devem refletir sobre as mais diversas questões acadêmicas e profissionais no campo de ensino exposto.

Prof. Dr.  Glaydson Francisco Barros de Oliveira (UFERSA), 
Profa. Dra. Ayla Marcia Cordeiro Bezerra (IFRN), Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes (FVJ/PPGE) 
Prof. Dr.  Otavio Paulino Lavor (UFERSA) 
Discente Sara Guimarães Negreiros  (UFERSA)
Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira (UEPB)
13
GT: PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA 

EMENTA:

O GT pretende reunir trabalhos que versem sobre Ensino de História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições Escolares; Memória e práticas escolares formais e não formais.
Profa Dra. Maria da Paz Cavalcante 
Profa Me. Ana Paula de Andrade Rocha (Ed. Básica - IFPB)
Profa Sheila Danielle Fernandes de Souza (UERN)
Discente Priscilla Rayanne de Souza Silva
14
GT: PESQUISAS EM ENSINO DE LEITURA E LITERATURA

EMENTA:

Reúne pesquisas e atividades práticas relacionadas ao ensino de literatura, a leitura literária e a formação do leitor de literatura na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como escopo a Educação Básica, o Ensino Superior até a Pós-Graduação.
Profa Diana Maria Leite Lopes Saldanha (UERN)
Discente  Maria Aline Queiroz da Silva (UERN)
15
GT: PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDATICA, CURRICULO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRABALHO DOCENTE

EMENTA:

O GT objetiva, no âmbito do debate sobre formação de professores e as práticas escolares, contemplar pesquisas sobre: reflexões sobre a qualidade do trabalho escolar; apreciação qualitativa da práxis docente; avaliação escolar; atribuição de notas e conceitos; avaliação e construção de conhecimento; a dicotomia: avaliação e educação; tendências teóricas da avaliação; avaliação classificatória e mediadora; práticas inovadoras, centradas na produção do conhecimento e na sua socialização individual/coletiva, na perspectiva da formação humana omnilateral; didática, centrada na formação de professores, práticas pedagógicas e trabalho docente.
Profa Dra Vivian da Silva Lobato (UFPA)
Prof. Ms. Jameson Ramos Campos (UEPB)
Profa. Ma. Maria Eridan da Silva Santos (UERN)
Discente Suelda Maracio da Silva (UERN)
16
GT: PESQUISAS EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FILOSOFIA, HISTÓRIA, ANTROPOLIA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

EMENTA:

O GT pretende debater sobre pesquisas e relatos de experiências que analisem interdisciplinarmente os fundamentos da educação com ênfase na Filosofia e Sociologia, Psicologia, História da Educação,  Antropologias e epistemologias da Educação. Nesta perspectiva, pretende-se ampliar o debate sobre os referidos campos que se ocupam da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos e suas imbricações com a educação. A articulação das reflexões históricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas e antropológicas com as “inovações” pedagógicas e os direitos humanos. O ser humano no interior das teorias da educação: perspectivas filosóficas e antropológicas. A práxis educativa contemporânea.
Profa Franselma Fernandes de Figueirêdo (UFERSA) 
Prof. Mdno Fernando de Oliveira Freire
Discente Aisla Rayla da Silva Ferreira (UFERSA)
Prof.ª Dr.ª Ivana de Oliveira Gomes e Silva (UFPA-Castanhal)
Prof. Dr. Paulo Lucas da Silva (UFPA-Castanhal)
Prof. Ms. Renato Cadore (UFMA)

17
GT: PESQUISAS EM PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 

EMENTA:

Pretende reunir pesquisas no âmbito da política, do planejamento e da gestão da educação nos diferentes níveis, nacional, estadual, municipal, e/ou em gestão escolar, com ênfase em atividades de pesquisa, ensino ou extensão. Como também investigações inter-relacionadas com espaços identificados como não-escolares. E ainda textos que invistam em análise/avaliação de políticas voltadas à educação: documentos oficiais, práticas públicas/institucionais, limites e possibilidades de tais ações no contexto escolar. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola. Plano de gestão e resolução de conflitos no âmbito escolar.


Profa. Dra. Ciclene Alves da Silva (UERN); 
Prof. Dr. Allan Solano Souza (UERN)
Arilene Maria Soares de Medeiros (UERN)
Prof. Dr. Alexandre Augusto Cals e Souza (UFPA)
Profa Me. Maria Bárbara da Costa Cardoso (UFPA)
Prof. Dr. Afonso Welliton de Sousa Nascimento (UFPA)
Discente Maria Beatriz Fernandes (UERN)
Prof. Dr. Jakson José Gomes de Oliveira (SEDUC/PA)
Prof. Me. Ana Lúcia Almeida de Oliveira (SEMED-ALTAMIRA/PA)

18
GT: PESQUISAS EM LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 

EMENTA:

Objetiva agregar propostas de investigação que reflitam sobre as práticas de múltiplas linguagens, leitura e escrita na alfabetização, considerando que a criança alfabetiza-se, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído. Agrega investigações sobre alfabetização que adotam concepções teóricas oriundas de outros referenciais também serão aceitas, no sentido de, assim, travarmos também um diálogo entre vertentes teóricas distintas. Pretende ainda debater sobre: aquisição da leitura e da escrita; metodologias de alfabetização e formação docente.
Profa Dra Maria do Socorro Maia F. Barbosa (UERN)
Profa. Ma. Francicleide Cesário de Oliveira (UERN)
Kaiza Maria Alencar de Oliveira 
Discente Letícia Bezerra França
19
 GT: PESQUISAS EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA ITINERANTE, PEDAGOGIA DA TERRA E PEDAGOGIA SOCIAL

EMENTA:

Congrega trabalhos acerca dos seguintes temas: Educação direito de todos. A complexidade inerente aos processos educativos da contemporaneidade tem demando do pedagogo uma nova postura e um novo agir que corresponda aos desafios do tempo presente. A Pedagogia da Alternância como direito à educação no Campo. A flexibilidade curricular inerente à Pedagogia da Alternância. Pedagogia da Alternância e bases legais. Pedagogia em movimento, a experiência das salas de aula ampliada, socializando e construindo saberes em espaços diversos. Pedagogia da Terra, a luta, a resistência, os desafios, as conquistas. A Pedagogia da Terra e o acesso à educação como fator de inclusão e emancipação. A Pedagogia Social como possibilidade de produção, sistematização e socialização do conhecimento no âmbito das práticas educativas em contextos não escolares, mas que se delineiam a partir de propósitos voltados à formação humana, à cidadania e a dignidade da pessoa humana.

Profa. Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral (UFCG)
Prof. Dr. José Amiraldo Alves da Silva (UFCG)
Profa. Dra Maria de Lourdes Campos (UFCG)
Discente Raquel Fernandes de Queiroz
20
GT: PESQUISAS EM PRÁTICAS FORMATIVAS, ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 
EMENTA:

Aceita-se trabalhos que contemplem estudos teóricos ou empíricos sobre formação docente inicial e continuada considerando as diversas perspectivas teóricas e os programas formativos; Uso de metodologias e tecnologias do ensino; Ensino por pesquisa, Ensino e interdisciplinaridade; Linguagens e ensino; A BNCC, formação e ensino; Práticas de ensino e o novo ensino médio; Estágios Curriculares, ensino e pesquisa.
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (PPGE/UERN)
Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto (CGE/UERN)
Profa Ma. Andrea Paula Rêgo Maia (UERN)
Discente Hortência Pessoa Rego (CGE/UERN)
21
GT: PESQUISAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MIDIAS DIGITAIS 

EMENTA:

O objetivo deste grupo de trabalho é debater: tendências atuais da mídia-educação no Brasil/Mundo, seus conceitos e ações; sociedade em rede; a revolução tecnológica que se desenrola em nosso tempo e vem estabelecendo a chamada sociedade do conhecimento; reestruturação produtiva; sociedade da informação X sociedade da aprendizagem; tecnologias da informação e comunicação e a escola; tecnologias da informação e comunicação e formação de professores; tecnologias da informação e comunicação e os processos de ensino e aprendizagem.
Prof. Ernano Arraias Junior; 
Prof. Luis Miguel Dias Caetano (UNILAB)  
Profa Me Maria Oliveira
Discente Juarez Alexandre Oliveira Holanda (UFERSA)
Profa Me. Maria das Graças de Oliveira  Pereira (UERN)
Prof. Dr. Marcelo Pustilnik Vieira (UFSM)
Discente Vanérica Alves Dias (UFERSA)
22
GT:  PESQUISAS NA ÁREA DOS ESTUDOS DO TEXTO E DO DISCURSO

EMENTA:

O GT congrega pesquisas sobre o texto e o discurso em diversas abordagens teóricas e estudos sobre o ensino de texto em práticas de uso da linguagem.
Profa. Dra. Maria Eliete de Queiroz (UERN)
Profa. Dra. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)
Profa Dra. Lidiane de Morais Diógenes Bezerra (UERN)
Discente José Aldivan Almeida Silva 
23
GT:  PESQUISAS EM LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

EMENTA:

O GT congrega pesquisas na área de línguas estrangeiras e suas respectivas literaturas.
Profa Dra Maria Zenaide Valdivino da Silva
Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira
Prof. Me. Marcos Antônio da Silva
Discente Yanka Layone de Carvalho Souza 
24
PESQUISAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

EMENTA:

Pesquisas, experiências e reflexões teóricas enquanto conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos integrados ao desenvolvimento do sistema educacional com foco na formação de professores, profissionais da saúde e pesquisadores crítico-reflexivos. O ensino em saúde e as novas tecnologias. Softwares educacionais. Aplicativos com foco no ensino e aprendizagem em saúde.
Profa Dra Diana de Souza Rego Pinto (UERN/Emfermagem)
Prof. Dra. Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador (UFRN/Escola de Saúde de Natal)
25
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EMENTA:

Processo histórico da EJA, políticas públicas e a EJA, formação e prática docente, instrumentos de avaliação, metodologia de ensino na EJA, relação professor aluno no contexto da eja, os sujeitos da EJA.

Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva (UFPB) 
Profª. Me. Lívia Sonalle do Nascimento Silva (UERN)
Profa Me. Maria Bárbara da Costa Cardoso (UFPA)
Discente Leandro Alves de Medeiros (UERN) 
26
GT PESQUISAS EM DINÂMICAS TERRITORIAIS, POBREZA E DESIGUALDADE

EMENTA:

Prof. Dr. Miguel Henrique da Cunha Filho
Discente Renata Katiele da Costa Santiago
Discente Jackson Rayron Monteiro
27
PESQUISA EM ENSINO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA:

Agrega pesquisa casos de Ensino. Tecnologias educacionais. Metodologias ativas. Gestão educacional. Capacitação docente. Reflexões derivadas do exercício investigatório em Administração (pesquisa). Ensino e aprendizagem em Administração.
Prof. Dr.  Luís Miguel Dias Caetano (UNILAB)
Prof. Ms. Sidnéia Maia de Oliveira Rego (UERN)
Prof. Ms. Alexandre Wállace Ramos Pereira (UERN)
Discente Maria Elizânia Chaves Valentim (UERN)
28
GT: PESQUISA EM ENSINO DA MÚSICA EM DIFERENTES CONTEXTOS  

EMENTA:

Discutir a pesquisa em Ensino de Música em múltiplos contextos destacando diferentes metodologias e aspectos epistemológicos da pesquisa em Ensino de Música.
Prof. Dr. Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro  (UERN)
Prof. Me. Leandro de Oliveira (SFP)
Prof. Graduado Elton Souza de Melo (SFP)
Profa  Mnda Anne Valeska Lopes da Costa  (UERN/SFP)
Discente Lorena Ramos (UERN/SFP)
29
GT: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

EMENTA:

Propõe a ser um núcleo de discussões de diferentes práticas em Educação Física, bem como espaço de partilhamento de experiências e pesquisas relacionadas à cultura corporal de movimento
Prof. Dr. Bertulino José de Souza (UERN) Prof. Ma. Dandara Queiroga de Oliveira  Sousa (UERN)
Prof. Dnda. Maria Ione da Silva (UERN) Discente Maria Vanessa da Silva Barros (UERN)
30
GT: PESQUISAS EM CRIATIVIDADE E SUBJETIVIDADE NOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

EMENTA:

Visa fomentar as discussões acerca das pesquisas que tenham como foco temático estudos que envolvem a criatividade e a subjetividade, tanto nos contextos escolares quanto não escolares.
Profa. Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (UFRN)
Profa. Ma. Keutre Glaudia da Conceição Soares Bezerra (UERN)
Discente Francisca Marciana Pereira da Silva (Pedagogia/PARFOR/CAMEAM/UERN)


0 comentários:

Postar um comentário