Normas Técnicas

NORMAS TÉCNICAS DOS TRABALHOS CIENTIFICOS

1 ORIENTAÇÃO GERAL
MODALIDADE: GTs, comunicação oral e oficinas em pesquisa. Em cada modalidade é obrigatória a participação de pelos menos um aluno de graduação. As inscrições nestas atividades estão condicionadas a inscrição e pagamento do evento. Para escolher, entre na sua área de participante e clique ADICIONAR/REMOVER ATIVIDADES.
ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos de comunicação oral e oficinas serão recebidos apenas por formulário online. Acesse aqui o formulário: XXXXX
DA AUTORIA/COAUTORIA: Os trabalhos de comunicação oral e oficina poderão ser inscritos com até 4 (quatro) participantes, sendo um AUTOR PRINCIPAL que submeterá os trabalhos (comunicação oral/oficina) e três COAUTORIAS, devidamente cadastrados no site, inscritos no evento, com o pagamento da taxa de inscrição e serem adicionados na plataforma no momento da submissão do trabalho. Caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho, tão pouco na publicação dos ANAIS/EBOOK.
DATA DE ENVIO DE TRABALHO: Consultar cronograma com datas importantes.
IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.
IDIOMAS: Português, inglês e espanhol.


2 COMUNICAÇÃO ORAL: SUBMISSÃO DE ARTIGO
IMPORTANTE:  O autor deverá indicar o GT pretendido, porém, à coordenação científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado.
GRUPOS DE TRABALHO (GT): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas UM dos grupos de trabalho.
ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.
IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.
DATA E HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos em acordo com a programação divulgada no site do evento.
MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma onlineapós a submissão de trabalhos, sejam eles autores ou coautores.
MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma onlineapós a submissão do trabalho.
IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o X FIPED devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Os trabalhos receberão a seguinte avaliação: aprovado, aprovado com revisão (submetido uma única vez) ou reprovado. 

2.1 DA COMUNICACAO ORAL
- Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas, com experiências e estudos concluídos ou em andamento, ou de ensino e extensão, desde que articulados com ações de pesquisa e realizados por graduandos, em coautoria ou não com profissionais da educação e pesquisadores.
- O título do trabalho deve vir em MAIÚSCULAS/NEGRITO, alinhamento     centralizado, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), com apenas as iniciais em maiúsculas, suas respectivas funções e instituição(ões) com alinhamento à direita.
- O resumo deverá ser digitado no Word for windows (7.0 ou mais atual), fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples,  alinhamento  justificado,  e  conter entre 150 e 250 palavras, distribuídas entre os itens INTRODUÇÃO,     METODOLOGIA,      RESULTADOS e CONCLUSÃO, apresentando, no final, três a cinco palavras-chave.
- O trabalho completo deverá ser digitado no Word for windows (7.0 ou mais atual), conter entre 08 e 12 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento  justificado.   Os   trabalhos em língua portuguesa devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT, sendo em língua estrangeira fica critério dos autores as utilização da norma APA. Deve-se evitar o uso de notas de rodapé, sendo a revisão textual de responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Tanto o resumo quanto os trabalhos completos deverão ser enviados no word, como arquivos anexos e separados, no formulário de inscrição online, devidamente preenchido no seguinte endereço ainpgp.org contendo identificação do GT a que pertence e o assunto “Ficha de inscrição com apresentação de trabalho” Após o envio, aguardar a confirmação de recebimento, via e-mail.


3 OFICINA
IMPORTANTE:  O autor deverá indicar a vinculação ao GT de Pesquisa em determinado tema/área em que a oficina de pesquisa se classifica. Porém, à coordenação científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada da oficina enviada e receberá a avaliação de aprovada ou reprovada.
GRUPOS DE TRABALHO (GT): Cada oficina deverá estar vinculada a apenas UM dos grupos de trabalho.
ARQUIVO DA OFICINA: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.
IMPORTANTE: Não serão aceitas propostas de oficinas sem o arquivo anexado.
DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: As oficinas devem ser apresentadas na data, horário e local definidos em acordo com a programação divulgada no site do evento.
MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma onlineapós a submissão das oficinas, sejam eles autores, coautores.
MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DA OFICINA: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a submissão da oficina.
IMPORTANTE: Todos as oficinas submetidas para o X FIPED devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Oficinas que estiverem fora do âmbito da Pesquisa e das normas serão automaticamente desclassificadas.

3.1 DAS OFICINAS EM PESQUISA

- As oficinas em pesquisa funcionam como espaços voltados para elaboração de PRÉ-PROJETOS de pesquisa, oferecendo diretrizes e apresentando possibilidades de questões investigativas, a partir das temáticas específicas, vinculadas aos GTs objetivando mostrar as possibilidades de pesquisa e a instrumentalização necessária para realizá-la.
- O formato deve contemplar: o título da “Oficina de Pesquisa em determinada área temática”, de acordo com o GT. Deverá constar: (i) o título em MAIÚSCULAS/NEGRITO, alinhamento     centralizado, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), com apenas as iniciais em maiúsculas, suas respectivas funções e instituição(ões) com alinhamento à direita; (ii) Ementa com a proposição dos conteúdos (com 150 a 200 palavras); (iii) Objetivos (geral e específicos); (iv) Procedimento metodológicos; (v) prováveis produtos: espera-se que os participantes possam elaborar um pré-projeto de pesquisa (individual ou em grupo) e (vi) Referências. 

IMPORTANTE:  como as oficinas estão voltadas para a construção de um pré-projeto de pesquisa está previsto como recursos apenas a utilização de materiais multimídias. 
- A proposição de oficinas em pesquisa deverá ser enviada como arquivos anexos e separados, no formulário de inscrição online, ser digitado (01 lauda) no Word for Windows (7.0 ou mais atual), fonte Times New Roman, tamanho 12,  espaço  simples,  alinhamento justificado devidamente preenchido no seguinte endereço ainpgp.org, contendo identificação do GT a que está vinculada e o assunto “Ficha de inscrição de Oficina em Pesquisa”. Após o envio, aguardar a confirmação de recebimento, via e-mail.

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